quinta-feira, 12 de julho de 2007

AS TRÊS PENEIRAS DE SOCRATES

Certa vez um homem chegou até Sócrates e disse:

- Escuta, tenho que contar-te algo importante a respeito de teu amigo!

- Espera um pouco, interrompeu o sábio, fizestes passar aquilo que queres me contar pelas três peneiras?

- Que três peneiras?

- Então escuta bem! A primeira peneira é a da VERDADE. Estás convicto de que tudo o que queres me contar é verdade?

- Não exatamente. Somente ouvi de outros.

- Mas então certamente o fizestes passar pela segunda peneira? Trata-se da peneira da BONDADE.

O homem ruborizou e respondeu:

- Devo confessar, não.

- E pensastes na terceira peneira? Vendo se me seria útil o que queres falar-me a respeito do meu amigo. Seria essa a peneira da UTILIDADE.

- Útil? Na verdade, não.

- Vês? Disse-lhe o sábio: Se aquilo que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom e nem útil, então é melhor que guardes somente para si.

Autor Desconhecido

Um comentário:

Anônimo disse...

o mundo precisa saber disso...urgentemente!!!!!!